terça-feira, 25 de setembro de 2012

Evolução Da Ciência Psicológica

   

  A Psicologia surge num momento áureo da Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana. É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia. O termo psicologia vem do grego psyché (alma), e de logos (razão), portanto significando "estudo da alma".
  Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção, havia oposição entre duas correntes de pensamento: Os Idealistas (a idéia forma o mundo) e Os Materialistas (a matéria que forma o mundo).
   Sócrates postulava que a principal característica humana era a razão, sendo algo apenas caracteristico do homem.Platão procurou definir um "lugar" para razão em nosso próprio corpo, esse lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma do homem.
   Aristóteles, discipulo de Platão, em sua obra anima,primeiro tratado em Psicologia, afirma que a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui sua própria alma, dessa forma os vegetais, os animais e os homens teriam alma.
    Durante o Império Romano , tudo que se tratava de psicologia era relacionado à Igreja, a qual monopolizava o saber. Nessa época aparece dois filósofos : Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, os quais vivenciaram periodos diferentes de dominação da Igreja católica sobre o conhecimento.
    Santo Agostinho reformula o conceito platoniano de alma e corpo, visualizando a alma como a manifestação divina do homem e sede da razão, sendo elemento iimortal que ligava o homem à Deus. As ideias de Santo Agostinho estava relativamente envolvidas com o momento histórico vivido pea Igreja que se mantinha dominante.
    São Tomas de Aquino se inspirou em Aristóteles diante da distinção entre essência e existência, introduzindo o pensamento religioso ao afirmar que o homem, em essência, busca perfeição através da existência, e essa perfeição seria Deus. Essa concepção foi fortemente influenciada pela Igreja que buscava reagir diante do crescente protestantismo e às margens do renascimento cultural e social.
   Durante o renascimento, as ciências  começam a crescer e ter importancia social e política.
   No século XIX, com o capitalismo e o inicio da industrialização, a ciência deveria dar soluções e respostas práticas no campo da técnica. A psicologia consegue seu status de ciência ao se libertar da filosofia.
  
   O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse de estudo se transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. Os alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos.

Funcionalismo de William James

     

          O funcionalismo é considerado a primeira sistematização americana do conhecimento da psicologia. William James elege a consciência como o centro e suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio. Para ele, a mente consciente é um constante fluxo, uma característica da mente em constante interação com o meio ambiente. Segundo W. james haveria espaço para as emoções, a vontade, os valores, as experiências religiosas e mística, na psicologia.




Estruturalismo de Edward Titchener

     

 O estruturalismo está preocupado com a compreensão da consciência, assim como o funcionalismo, contudo,  se diferenciava de W. James, porque seria estudada a consciência em seus aspectos estruturais, ou seja, os estados elementares da consciência. Esta escola se fundamenta em conhecimentos produzidos em laboratório de maneira introspeccionista.









 Associanismos de Edward L.Thorndike

  

 Primeira teoria da aprendizagem no campo da psicologia, fundava se na concepçãode que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias das mais simples as mais complexas. Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo.

 

 

As Principais Teorias da Psicologia no Século XX

   As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século passado são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.

  O Behaviorismo, que nasce com John B.Watson e tem um grande desenvolvimento nos Estados Unidos, em função das suas aplicações práticas e ao definir o fato psicológico a partir da noção de comportamento.

  A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como negação do estudo fragmentado das ações e processos humanos e postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.

  A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/introducao/introducao-a-psicologia
2. BOCK, Ana Maria B. Psicologias: uma introdução ao estudo
de Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1991. 4ª ed.

3. http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/intrpsicolog_percepcao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário